Seg - Sex: 08:00 - 18:00
IPANEMAIPANEMAIPANEMA
(62) 3548-2121
R. Campos Belos - Jardim Luz, Aparecida de Goiânia - GO, 74915-013

Economia de tributos: Pró-Rural dá desconto no ICMS e isenção de impostos a produtores

  • Home
  • Tributário
  • Economia de tributos: Pró-Rural dá desconto no ICMS e isenção de impostos a produtores

O programa Pró-Rural, promovido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (GDF) e que incentiva a cadeia agropecuária, oferece diversos benefícios aos profissionais. Dentre eles estão:

  • Créditos a incentivos administrativos;
  • Créditos a incentivos ambientais;
  • Créditos a incentivos tarifários;
  • Créditos a incentivos econômicos;
  • Créditos a incentivos de infraestrutura;
  • Créditos a incentivos profissionalizantes.

Ao todo, cerca de 500 produtores rurais já foram contemplados pelo Pró-Rural e, novos pedidos já foram realizados.

O programa, que é coordenado pelas secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet), tem o objetivo de criar uma nova base de sustentação da agropecuária, além de potencializar a atividade em Brasília, promovendo o desenvolvimento econômico integrado e sustentável.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , tem um desconto de até 80%

De acordo com o titular substituto da Seagri, Rafael Bueno, afirma que está havendo uma “readequação legal relativa aos polos agroindustriais”.

“Quando o decreto for publicado, esperamos atrair investimentos como fábricas, empresas de processamento de grãos, frutas e hortaliças para agregar valor e renda para o produtor de forma a baratear o custo de produção com insumos que são produzidos no DF.”

O programa, além disso, também prevê incentivos na tributação relativos à redução ou isenção de tarifas sobre serviços prestados direta ou indiretamente pelo GDF e entidades vinculadas.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , tem um desconto de até 80%.

Conforme o gerente administrativo da Hartos Agropecuária, Luciano Barbosa, a empresa conta com o apoio do programa para ganhar desconto nos impostos pagos na operação de saída dos produtos.

“O processo para dar entrada no Pró-Rural foi bem tranquilo e rápido”, lembra.

Barbosa ainda afirma que são “contemplados com o desconto de 80% no ICMS, o que nos gera uma economia de mais de R$ 3 mil por mês.”

Além do ICMS, o programa também prevê isenção total ou parcial do Imposto sobre Transmissão Intervivos de Bens Imóveis por Natureza ou Acessão Física e de Direitos Reais sobre Imóveis (ITBI) na aquisição de imóvel destinado à implantação de empreendimentos.

“Os interessados devem encaminhar os projetos das atividades à câmara técnica do Conselho de Política de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal da Seagri”, orienta Bueno.

De acordo com o gestor, “no documento, devem constar as informações sobre a localização, o investimento, como será instituída [a colaboração] para, então, o conselho deliberar”.

“Se o interessado pretende instalar uma agroindústria, por exemplo, ele pode requerer ao conselho a isenção total ou parcial do ITBI no ato da compra do terreno.”

Vale destacar que apenas no segundo semestre do ano, a Seagri recebeu 15 novos pedidos de enquadramento ao programa.

Deixe Um Comentário

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)